Médico reforça a prevenção ao câncer de próstata como fundamental no Novembro Azul

Urologista Vicente Codagnone Neto fala sobre a doença

A campanha Novembro Azul, que reforça a prevenção ao câncer de próstata, está em andamento em todo o Brasil. O urologista Vicente Codagnone Neto, de Florianópolis, comenta que o exame preventivo ainda é necessário para que a doença seja detectada o quanto antes.

O homem deve tomar vários cuidados, como fazer consultas rotineiras com urologista, fazer o check up completo regularmente, realizar exames de próstata de toque o PSA a partir de 45 anos quando tem fatores de risco ou pessoas negras, familiares de primeiro grau que tiveram histórico da doença e a partir dos 50 anos todos os homens.

Detectado através do exame de toque ou de sangue, o câncer próstata tem uma particularidade de não crescer tão rapidamente. Porém, o diagnóstico tardio pode dificultar a chance de cura.

O câncer de próstata é um câncer indolente, ele cresce devagar, mas o problema é que o diagnóstico muitas vezes é feito quando a pessoa já tem o câncer avançado. Uma cirurgia que poderia ser curativa acaba se tornando um tratamento paliativo.

Publicado por Jorge Jr;
Fonte: NSC total – CBN